Pagamento do 13º dos metalúrgicos da região deve injetar R$ 175,8 milhões na economia

Por Auris Sousa | 25 nov 2014

O pagamento do 13º salário dos metalúrgicos de Osasco e região, a partir de 30 de novembro, deve injetar cerca de R$ 175 milhões na economia regional, segundo levantamento feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a pedido de Sindicato. O valor representa 2,41% do total injetado pelo setor no Brasil.

O levantamento aponta que devem receber o benefício pelo menos 49.600 companheiros. A estimativa do Dieese mostra que os metalúrgicos de Barueri têm a maior participação no montante, com 28,85%. Em seguida, estão os de Osasco, com 25,27% e Cotia, com 12,40%.

Em média, cada metalúrgico receberá R$ 3.544. Para chegar a esse valor, o Dieese utilizou dados da RAIS 2013 atualizados pela variação do INPC-IBGE até setembro de 2014.

Entenda – O pagamento do 13º de ser pago em duas vezes. Para quem ainda não recebeu a primeira parcela, ela deverá ser paga pelas empresas até 30 de novembro. A segunda em dezembro.

O benefício corresponde a um salário líquido a mais por ano, mas não é dividido por igual entre as duas parcelas: sobre o adiantamento não incidem quaisquer descontos, enquanto que sobre a segunda parcela é que recaem as deduções de INSS e imposto de renda.

O valor também inclui horas extras e os adicionais de insalubridade, periculosidade e o noturno. Em caso de dúvidas ou de irregularidades procure o Sindicato.