FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Palestras na USP alertam sobre transtornos mentais

Por Auris Sousa | 25 set 2017

Cerca de 30% de pessoas entrevistadas pelo IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da USP já apresentaram um transtorno mental, que será tema central de uma série de atividades que acontece na USP na próxima sexta-feira, 29. Ação vai acontecer das 8h30 às 17h e terá mais de 160 palestras, todas gratuitas.

O objetivo principal da atividade é chamar a atenção da sociedade para a importância de se falar sobre os transtornos psiquiátricos, pois a informação é o caminho para o combate do estigma e para a prevenção. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site https://ipqportasabertas.hc.fm.usp.br/ ou ainda pelo e-mail: [email protected]

Segundo estudo realizado pelo IPq, que entrevistou 5.037 adultos residentes na região metropolitana de São Paulo, cerca de 30% desses indivíduos apresentaram um transtorno mental nos 12 meses anteriores à entrevista. Trinta por cento desses casos (10% da amostra) foram considerados graves.

Dos casos levantados, os transtornos de ansiedade foram os mais comuns (afetando 19,9%), seguidos por transtornos de humor (11%), controle de impulsos (4,3%), e transtornos por consumo de substâncias (3,6%). Exposição ao crime foi associada com todos os quatro tipos de transtorno avaliados.

Atual – O assunto é atual e não deve ser ignorado. Entre os temas a serem abordados nas palestras, estão: Transtorno de ansiedade generalizada; Pânico e fobias; Cracolândia: o que o mundo nos ensina?; Amor e ciúme patológicos; Relação homem x mulher – os desafios desta construção; Transtorno Borderline; Transtorno bipolar; Tratando a agressividade na infância e adolescência; Síndrome de Burnout: quando a exaustão no trabalho vira doença; Obesidade na infância e adolescência; Tensão pré-menstrual e saúde mental; entre outros.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07