Rede de publicação de fake news pró-Bolsonaro ainda está na ativa

Por Cristiane Alves | 19 set 2019

Levantamento mostra que disparos em massa são feitos por robôs

O site UOL publicou levantamento que mostra que 80% das contas de whatsapp que espalharam notícias falsas pró-Bolsonaro na campanha eleitoral ainda estão ativas. O levantamento foi feito por dois coletivos de ativistas digitais.

O UOL analisou 1.690 linhas telefônicas nacionais e internacionais, contas e grupos de WhatsApp mapeados por dois coletivos de ativistas digitais que procuraram a reportagem: “Programadores Brasileiros pela Pluralidade e Democracia” e o “Hackers pela Democracia”. Das 1.690 contas de WhatsApp associadas às linhas telefônicas, 1.355 seguem na ativa.

São utilizados robôs para envio em massa de mensagens. Um deles chegou a disparar 14 mensagens em apenas 30 segundos. Por isso, não acredite em tudo que vc recebe, principalmente, via whatsapp. É preciso checar se a mesma informação saiu em outros meios, procurar páginas oficiais de envolvidos na “notícia” divulgada; enfim, não acreditar em tudo que se vê no whatsapp nem em outras redes sociais.