Relatório de fiscalização de acidente da Osram chega ao Sindicato 6 meses após acidente

Por Auris Sousa | 20 mar 2014

Depois de seis meses do acidente que tirou a vida do companheiro Leandro Isaías Rodrigues é que o relatório sobre a fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho chegou ao Sindicato.

Em 10 de junho de 2013, Leandro Isaías Rodrigues, funcionário da Sodexo, prestadora de serviço da Osram, foi prensado numa máquina utilizada para comprimir resíduos sólidos na metalúrgica. Apesar de ser solicitada pelo Sindicato, o relatório de fiscalização chegou somente no dia 6 de março. Embora a fiscalização tenha ocorrido cinco dias após a denúncia.

Somente agora é que o Sindicato tem em mãos a documentação que demonstra as providências adotadas. A Sodexo foi notificada a treinar os trabalhadores e a proibi-los de realizar a compactação do lixo.

A empresa Nova Osasco foi obrigada a adequar as máquinas. Já a Osram foi notificada a supervisionar as atividades realizadas pelos terceirizados e a proibi-los de usar as compactadoras.

A demora na entrega dos relatórios, somado ao atraso das próprias fiscalizações, são problemas crônicos a serem resolvidos. É de posse do relatório que o Sindicato pode dar entrada em ações regressivas e os trabalhadores e seus familiares podem buscar seus direitos.