FIQUE SÓCIO!
Notícias
COMPARTILHAR

Reportagem faz alerta sobre falta de dados de trabalhadores infectados por covid-19

Por Auris Sousa | 03 jun 2020

Reportagem feita pelo o jornalista João de Mari, para o portal “o joio e o trigo” aborda a falta de dados no Brasil sobre trabalhadores infectados por Covid-19 e por setores econômicos. Publicada em 1º de junho, a notícia destaca que a medida, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), forçaria empresas a notificar o governo. 

“Além da já comentada subnotificação, as instituições brasileiras não estão categorizando o avanço do novo coronavírus por setores econômicos. A separação dos casos por atividade seria fundamental para conter focos de infecção e formular políticas públicas de compensação das vítimas e dos familiares”, destaca a reportagem. 

Dodos sobre a presença da covid-19 por atividade econômica pode ajudar na luta contra o vírus [Foto: Agência Brasil]

Vale lembrar que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a covid-19 como doença ocupacional. Logo, a notificação obrigatória por partes das empresas pode ser uma questão de tempo. Enquanto isso não acontece, o Sindicato tem orientado os trabalhadores a comunicar à entidade sobre casos e suspeitas da doença, além de denunciar qualquer irregularidade no local de trabalho. Também tem reforçado o papel da Cipa para a adoção e cobranças de ações para combater o vírus. 

O mapeamento da doença nos setor é essencial inclusive, para a retomada da economia e, o principal, evitar mais transmissão e mortes em decorrência da doença. A reportagem conta com declarações importantes de Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, Eder Gatti, médico infectologista, e Érica Coutinho, mestre em Direito e Políticas Públicas e advogada trabalhista. 

Clique aqui e leia a reportagem completa.