Sindicato na Imprensa

Sema aborda preservação da água e desenvolvimento sustentável em seminário no Sindmetal

Por Auris Sousa | 08 jun 2015

Captar água da chuva, proteger as minas e nascentes, arborizar, reutilizar e reciclar, participar e incentivar a preservação da natureza e economizar energia foram algumas das ideias apresentadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) em palestra realizada na terça-feira (2/6) no “7º Seminário de Meio Ambiente e Trabalho”, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal).

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, e a engenheira ambiental Simony Fagundes, abordaram questões relacionadas sobre a crise hídrica, desenvolvimento econômico e consumismo.  Ivo de Oliveira, também da Sema Osasco, mostrou como construir uma mini cisterna para captar água de chuva.

Gilberto Almazan, diretor e anfitrião do encontro, falou sobre a importância da relação meio ambiente e trabalho e, principalmente, da gestão do meio ambiente dentro das corporações. “As empresas têm a capacidade de influenciar o comportamento do consumidor. Queremos condições melhores de trabalho e isso significa também um comprometimento de colaboradores com o meio ambiente”.

Gestão pública e educação ambiental

A gestão municipal, segundo Carlos Marx, tem trabalhado a educação ambiental com foco nas crianças e nos adolescentes, e também tem implementado atividades voltadas para a proteção das águas e combate às mudanças climáticas.

“A crise hídrica que estamos vivendo tem soluções simples para o cidadão aplicar no cotidiano como, por exemplo, combatendo o desperdício de água, energia e alimentos. Outra solução é reaproveitar a água de chuva para uso doméstico e industrial, reusar a água do banho ou da máquina de lavar, participar de ações para despoluir rios e córregos”.

“A crise da água e a importância de preservá-la” foi o tema de Simony Fagundes, gestora da Sema, que falou do ciclo e da distribuição de água no Brasil, importância dos recursos hídricos para sobrevivência das espécies, voçorocas, aquífero Guarani, e o papel das árvores para a qualidade dos rios, solos, ar e qualidade dos ambientes, que resfria e embeleza ambientes (ruas, avenidas, praças, jardins).

“É possível conciliar crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Sabemos que podemos fazer mais por nós e pelo

planeta. Um pequeno gesto fará grande diferença”, disse Simony.

Coleta seletiva

Jorge Nazareno, presidente do Sindmetal, discorreu sobre coleta seletiva e geração de renda. “Devemos pressionar o poder público para que implante a coleta seletiva em todo o município. Juntos faremos uma sociedade e um país melhor”.

Thomas Stief, engenheiro ambiental da Meritor, citou alguns das ações do programa de sustentabilidade e responsabilidade ambiental da empresa. “Desenvolvemos campanhas interativas e ações voltadas à coleta seletiva e temos ações para economizar água. Por exemplo, a empresa compra uniformes para seus funcionários que em seu processo produtivo usa menos água”.

O engenheiro destacou a criação do Grupo Ambiental responsável pela coleta seletiva de cada setor e adequação às exigências da ISO 14001; aumento da coleta seletiva de 75% para 95% dos resíduos recicláveis produzidos; e instalação de sistema de exaustão nas máquinas da fábrica, estas emitem vapor de óleo e possuem um sistema de reaproveitamento.

A coerência entre discurso e prática foi enfatizada por Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço Cidadania. “Há muitos anos, o sindicato vem chamando a atenção no sentido de despertar olhar pelo meio ambiente e, principalmente, alinhar discurso e prática.

Isso começou no tempo em que o Carlos Marx, atual secretário de Meio Ambiente, trabalhava aqui conosco e fazia reportagens e fotos.

Naquela época já debatíamos a questão da água, do banimento do amianto, qualidade de vida no ambiente de trabalho. Avançamos, mas precisamos fazer muito mais pela saúde da natureza e das pessoas”, comentou Clemente.

Conheça as atividades da Sema para comemorar a Semana de Meio Ambiente em www.osasco.sp.gov.br. [Fonte: Agência SECOM de Notícias /Link: http://www.osasco.sp.gov.br/NoticiaInternaSecretaria.aspx?ID=27%20&%20not_id=9971]