FIQUE SÓCIO!
Notícias
COMPARTILHAR

Sindicato apresenta experiências de inclusão na OIT

Por Auris Sousa | 22 maio 2017

Na última semana, nos dias 15 e 16, o Sindicato participou de Conferência na OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as ações sindicais relativas ao trabalho decente para as pessoas com deficiência, que aconteceu em Genebra, na Suíça. Com base nas experiências de inclusão da entidade, o diretor Carlos Aparício Clemente apontou os caminhos para que as pessoas com deficiência tenham mais espaços no mercado de trabalho.

No encontro, Clemente apontou os caminhos para que as pessoas com deficiência tenham mais espaços no mercado de trabalho

Segundo Clemente, que também é coordenador do Espaço da Cidadania, a Conferência estabeleceu um plano de trabalho para incluir pessoas com deficiência a nível internacional. Para isso contou com as experiências das ações sindicais. “O encontro mostrou que não se faz inclusão sem aproximar as pessoas, sem respeitar suas ideias e ponto de vista. E concluiu que a maior barreira à inclusão é o preconceito”, explicou.

No encontro, o Sindicato assumiu o compromisso de auxiliar na organização de um encontro no Brasil, com perspectiva de acontecer em agosto deste ano, e colaborar para a tradução para o português de pesquisa conduzida pela OIT, a qual aponta a movimentação sindical a favor da inclusão em cerca de 50 países.