Sindicato aquece a “Corrida por Manoel” em Osasco

Por Auris Sousa | 15 mar 2016

Foi na manhã desta terça-feira, 15, que o Sindicato aqueceu o projeto “Corrida por Manoel” em Osasco. O diretor Marcos Roca, o líder sindical Wilson Costa e a jornalista Cristiane Alves receberam o responsável pela ação, o jornalista Rodolfo Lucena, numa das entradas de Osasco, o Viaduto Único Gallafrio, em Presidente Altino.

Nesta manhã, o líder sindical Wilson Costa, o jornalista Rodolfo Lucena, e a jornalista Cristiane Alves aqueceram a "Corrida por Manoel" em Osasco

Nesta manhã, o líder sindical Wilson Costa, o jornalista Rodolfo Lucena, e a jornalista Cristiane Alves aqueceram a “Corrida por Manoel” em Osasco

Rodolfo, que também é maratonista pulou cedo da cama, partiu do bairro Sumaré (zona Oeste) rumo a Osasco para dar entrevista sobre a “Corrida por Manoel” ao nosso programa “Visão Trabalhista Entrevista”. O projeto vai se desdobrar por meio de caminhadas e corridas feitas pelo jornalista que contará a trajetória do metalúrgico Manoel Fiel Filho, torturado e morto na época da ditadura militar.

Ao todo, Lucena irá fazer 40 corridas temáticas, cada uma buscando um destino ligado à vida e à morte do metalúrgico Manoel, assim como à luta pela democracia no país. No dia 29 de março, a caminhada será em Osasco, com o apoio do nosso Sindicato. A largada será às 8h em frente ao local em que ficava a Lonafelx nos anos de chumbo, na Avenida dos Autonomistas, 896, em Osasco.

Manoel Filho foi preso injustamente, em 16 de janeiro de 1976, e levado para o DOI (Destacamento de Operações de Informações) do 2º Exército, onde foi torturado e enforcado no dia seguinte. Por muitos anos seu assassinato foi encoberto como um suposto suicídio. Mas no ano passado, quase 40 anos depois de sua morte, o Ministério Público Federal denunciou por homicídio triplamente qualificado e falsidade ideológica sete agentes da ditadura, em um processo que ainda aguarda decisão da Justiça.

Manoel ainda está injustiçado. Era um trabalhador como qualquer um de nós. Teve sua vida interrompida, e isso não pode ser esquecido. Por isso o Sindicato convoca todos para participar da ação, em 29 de março, numa terça-feira, às 8h, em frente ao número 896 da Av dos Autonomistas, em Osasco.