Press Releases

Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região inaugura exposição sobre os 50 anos da entidade

Por Auris Sousa | 03 jul 2013

TAGS

Na quarta-feira, 5, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região inaugurou na Estação de Osasco exposição fotográfica que retrata os 50 anos de história da entidade. Sindicalistas e políticos da região prestigiaram o evento, que é gratuito e ficará na CPTM até 19 junho.

Organizada pelo Centro de Memória Sindical, sob a coordenação do Sindicato, a exposição relata a trajetória da entidade e os momentos marcantes de lutas e conquistas da categoria. Além disso, é um resgate de fatos marcantes da região de Osasco e do Brasil, como a Greve da Cobrasma (1968), o Fora Collor, as lutas por saúde e segurança e pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, entre outros.

Na abertura, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, fez um resgate da história do Sindicato e lembrou o papel importante de Conrado Del Papa e Lino F. dos Santos, entre tantos outros sindicalistas, na construção da entidade. Além disso, apontou a importância da exposição. “A exposição é uma ação simbólica que mostra a participação do Sindicato na construção de uma sociedade mais justa”.

Presente na inauguração da mostra, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, enfatizou que a ação contribuiu para “preservar a memória do Sindicato aqui na cidade. Entidade que tem uma luta que transcede a luta pelos direitos trabalhistas, porque beneficia todo país”.

Durante a abertura, o diretor financeiro da entidade, Milton Cavalo, explicou que a exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do Sindicato, a ser celebrado em 23 de julho. “A partir desta mostra fotográfica outras coisas virão”, ressaltou.

Diversos sindicalistas e autoridades passaram pela exposição, entre elas a Secretária do Trabalho,  Desenvolvimento e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso, Gerente do Fundo Social de Osasco, Gleides Sodré, Chefe de Gabinete da SERT, Tadeu Morais de Sousa, Secretário-Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, Deputado Osvaldo Vergínio, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pastor Lucas Nery, presidente do Sindicato da Constrição Civil, José Roberto, vereador de Carapicuíba, Marciano Fernandes Silva, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, José Pedro da Silva, Rosilania Correia, do Sindicato do Comerciários de São Paulo.