Campanha Salarial 2018

Sindicato mobiliza metalúrgicos de Carapicuíba, Alphaville e Tamboré

Por Cristiane Alves | 25 jul 2018

A quarta-feira, 25, começou com mobilização contra o retrocesso em direitos nas fábricas de Carapicuíba, Alphaville e Tamboré, onde o Sindicato realizou a terceira rodada do mutirão de assembleias para fortalecer a pressão pela renovação dos direitos da Convenção Coletiva.

A Convenção Coletiva reúne direitos, que, na maioria dos casos, superam o estabelecido na legislação. Essa é a maior salvaguarda que a categoria tem em relação aos desmandos da reforma trabalhista, proibindo absurdos impostos pela legislação, como o trabalho de gestantes em locais insalubres e a terceirização das atividades fins; além de garantir estabilidade para vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais de 33 meses, maior que aquela incluída na legislação, que é de 12 meses.

Por tudo isso, a Convenção estará no centro das discussões desta Campanha Salarial. “Sabemos que os patrões virão com toda pressão sobre esses direitos. A mobilização procura informar os trabalhadores sobre os riscos de termos a precarização de direitos”, explica o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Além disso, nas assembleias o Sindicato faz o chamado para que os trabalhadores participem do seminário que acontece na sede, neste sábado, 28, a partir das 9h, e que vai reunir trabalhadores de Carapicuíba, Alphaville, Tamboré, Jandira e Itapevi. É o momento de discutir as estratégias de mobilização.

Nesta quinta-feira, 26, também acontecem manifestações nas portas de empresas situadas em Jandira e Itapevi. O mutirão dá sequência a mobilização iniciada na semana passada, nas fábricas de Cotia, Vargem Grande Paulista, Barueri, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região participa da Campanha Salarial unificada organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que reúne 53 sindicatos. A data base da categoria é em 1º de novembro.