Sindicato participa de seminário sobre NR-12

Por Auris Sousa | 29 maio 2012

PROTEÇÃO

Na sexta-feira, 25, os diretores do Sindicato Alex da Força e Michel Silva participaram do seminário sobre a NR (Norma Regulamentadora) 12, que fala sobre as regras de proteção de máquinas e equipamentos. O evento foi realizado pela Gerência Regional de Trabalho e Emprego de Osasco em parceria com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Castelo.

Durante o evento, o auditor fiscal do trabalho Hildeberto Nobre Junior, que é o coordenador do programa metalúrgico, informou que aumentou para seis o número de auditores para o programa. Hildeberto ainda orientou os participantes sobre a melhor maneira de atender a NR 12, uma delas é “começar pela análise de riscos e pela elaboração dos inventários das máquinas”, disse.

Ele também disse que o prazo para a implementação da norma já expirou e que em uma eventual auditoria empresas poderão ter, além de multas, a interdição de maquinários.

O evento também contou com palestras da auditora fiscal Aida Cristina Becker, que é coordenadora da Comissão Nacional Triparte Permanente de Segurança de Máquina. “O encontro esclareceu algumas dúvidas sobre a NR-12. Agora vamos cobrar para que o Ministério do Trabalho fiscalize as empresas e que elas cumpram a norma”, enfatizou o diretor Alex.