Sindicato participa e convida dirigentes para organização do 30º aniversário da Lei de Cotas

Por Auris Sousa | 16 abr 2021

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região vai estar junto do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão nas celebrações de 30 anos da Lei de Cotas. Para isso, um grupo de diretores vão participar das reuniões de preparação e convidar dirigentes sindicais de todo o Brasil para também participar desta construção.

“Unir forças em defesa da Lei de Cotas é garantir que o direito de milhares de pessoas com deficiência seja respeitado. Não podemos esquecer que a maioria das pessoas se torna deficiente no decorrer da vida e, muitas vezes, em decorrência do trabalho”, destaca o diretor do Sindicato Marcel Simões, que faz parte do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em Taboão da Serra.

Em 2019, celebração reuniu centenas de pessoas na Praça das Artes

A Lei de Cotas completa 30 anos em 24 de julho. A organização para o encontro já está em andamento. Haverá um encontro virtual no dia 29 de abril, das 10h às 11h30, com o coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTb/SP, José Carlos do Carmo (Kal), com sindicatos, federações, centrais e parceiros do movimento sindical.

“O movimento sindical exerce importante papel na vida dos trabalhadores, de todos eles. Então, estar atento às questões que interessam e protegem os trabalhadores com deficiência é de extrema importância para atuarmos em defesa dos direitos deles também que, principalmente, neste momento depende de nós”, enfatiza o diretor Alex da Força, que é Secretário de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Força Sindical São Paulo.

Celebração – Desde 2003, todos os anos, há celebração da data com mobilização de setores que defendem o trabalho decente para as pessoas com deficiência. Uma carta é redigida coletivamente e aprovada de maneira simbólica durante o evento.

Para participar do encontro de preparação, basta confirmar presença até 23 de abril pelo e-mail [email protected] para receber o link de acesso e a programação do encontro.