Sindicato na Imprensa

Trabalhadores e Delphi têm audiência no TRT-SP nesta 5ª feira

Por Granja News | 05 ago 2015

Nesta quinta-feira, 6, às 11h30, acontece no TRT-2ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) uma audiência de conciliação entre Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e a empresa Delphi Automotive.

A audiência foi solicitada pela empresa, que, até o momento, não estabeleceu negociação com o Sindicato. Havia um pedido do Sindicato de reunião entre as partes, mas a empresa avisou que não estabeleceria nenhuma negociação enquanto a greve fosse mantida.

O Sindicato informou aos metalúrgicos da Delphi a posição da empresa em assembleia, nesta quarta-feira, 4, mas os trabalhadores decidiram pela continuidade do movimento.

Os trabalhadores da Delphi Automotive fizeram na quarta-feira, 4,um protesto na Rodovia Raposo Tavares (altura do Km 30) rumo a Câmara Municipal de Cotia e Prefeitura, com o objetivo de sensibilizar as autoridades para que possam atuar junto a empresa em busca da revogação da decisão de transferência da unidade para Piracicaba (SP).

Os trabalhadores estão em greve desde o início da manhã de segunda-feira, 3. Tudo isso porque os metalúrgicos estão indignados com a notícia sobre a mudançada empresa para Piracicaba (SP), sem qualquer negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e chance de planejamento para os trabalhadores: foi-lhes oferecido o exíguo prazo de 30 dias dado pela empresa para que tomem a decisão sobre a ida para o novo endereço.

A notícia sobre a mudança foi dada aos trabalhadores na quarta-feira, 29. Ao todo, são 700 trabalhadores cujos empregos estão sob ameaça.

Os trabalhadores validaram o indicativo de greve que foi aprovado em reunião no sábado, 1, na subsede de Cotia do Sindicato, que envolveu cerca de 300 trabalhadores, indignados com a falta de respeito da empresa com eles e com o Sindicato.

Já haviam rumores sobre uma possível mudança de planta. Em maio, mais uma vez o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e a empresa se reuniram e uma das pautas eram esses boatos. A empresa respondeu que havia estudos.

Impactos – Se a mudança for confirmada, aestimativa do Sindicato é que mais de R$ 40 milhões deixem de ir para a economia de Cotia e região em forma de salários e impostos. A isso se soma os impactos no sistema de saúde pública, já que a maioria dos trabalhadores não deve migrar com a empresa e, com isso, podem perder convênios médicos. Além disso, haverá as perdas para os prestadores de serviço a Delphi.

Esses impactos foram explicados pelo presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, a população de Cotia durante a manifestaçãorealizada nesta quarta-feira, 4, pelas ruas de Cotia e pela rodovia Raposo Tavares. Acesse o vídeo:http://youtu.be/U7WR9MLgv3M?a

Mesmo com todas as dificuldades da economia global, a Delphi faturou ao longo dos últimos anos mais de R$ 70 milhões ao ano. Resultado que tende a se ampliar em 2015, já que a empresa tem se beneficiado da valorização do dólar.

[Fonte: Granja News / Link: http://granjanews.com.br/novo/?q=node/8746]