Trabalhadores pressionam e Câmara adia a votação das regras sobre terceirização para setembro

Por Auris Sousa | 15 ago 2013

Graças às manifestações realizadas por trabalhadores em todo o país, a Câmara dos Deputados adiou a votação PL (Projeto de Lei) 4330/04, que cria regras sobre terceirização para setembro. Inicialmente o texto estava programada para acontecer na terça-feira, 13.

O adiamento da votação é uma vitória para as centrais sindicais, que lutam para assegurar e ampliar os direitos de milhares de trabalhadores. Isto porque no último dia 6 organizou atos em todo o país contra a aprovação do projeto. Em São Paulo, o protesto aconteceu em frente à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e contou com a presença dos metalúrgicos de Osasco e região.

Além disso, nos dois últimos dias, terça, 13, e quarta-feira, 14, as centrais fizeram uma vigília no Congresso Nacional, com a participação de centenas de sindicalistas. Tudo para pressionar ainda mais os parlamentares para votar contra o texto.

PL 4330 – De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto representa um retrocesso, principalmente no tocante a remuneração e saúde e segurança. Isto porque pode extinguir a responsabilidade solidária, aquela em que a tomadora de serviços fica responsável por quitar obrigações trabalhistas não cumpridas pela terceirizada. Além disso, regulamenta a terceirização até mesmo na atividade fim da empresa.

Veja galeria de fotos sobre ato conta terceirização:

[wppa type=”slide” album=”91″][/wppa]