Trabalhadores protestam em SP contra retirada de direitos

Por Cristiane Alves | 03 mar 2015

Na segunda-feira, 2, dia em que começaram a valer as mudanças nas regras para acesso ao seguro-desemprego, dezenas de trabalhadores protestaram em frente a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo exigindo a revogação das MPs (Medidas Provisórias) pelas quais o governo implementou as mudanças.

Organizado pelas centrais Força Sindical, CUT, CGTB, NCST, UGT, CTB, os protestos se estenderam em pelo menos outras nove cidades, país afora. “É fundamental esclarecer a sociedade sobre a decisão do governo, de querer que os trabalhadores paguem a conta de uma crise econômica que eles não provocaram”, explicou o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Metalúrgicos de Osasco e região se somaram a companheiros de diversas categorias, que chegaram a fechar a r. Martins Fontes, em frente a Superintendência

Em São Paulo, os metalúrgicos de Osasco e região se somaram a companheiros de diversas categorias, como: comerciários, gráficos, têxteis, químicos, padeiros, costureiras, construção civil, entre outros, que chegaram a fechar a r. Martins Fontes, em frente a Superintendência.

Prejuízos – As MPs instituem mudanças nas regras para acesso ao seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros direitos. Para aqueles que forem demitidos a partir de 28 de fevereiro, será preciso ter ao menos 18 meses de registro em carteira, nos últimos 24 meses, para ter pela primeira vez em sua vida profissional o direito ao seguro-desemprego. Para quem foi demitido antes desta data, vale a regra anterior: mínimo de seis meses.

Como as mudanças foram feitas por MPs, elas podem ser derrubadas no Congresso, já que tal norma precisa ser votada pelos parlamentares para se tornar permanente. E, lá, as centrais jogam peso para convencer deputados e senadores a não aprovarem tais medidas, que penalizam os trabalhadores, ainda mais em momentos de fragilidade como é o desemprego ou uma doença ocupacional.

Clique aqui e tenha acesso a cartilha sobre as novas regras do seguro-desemprego e abono salarial. O documento foi lançado pelo Ministério do Trabalho.