Trabalho escravo é um problema comum no Brasil, avalia Santini

Por Auris Sousa | 25 abr 2012

O trabalho escravo é um problema mais comum do que se pensa no Brasil. Ele está diretamente relacionado à desigualdade, a vulnerabilidade social e a um problema cultural. É o que disse Daniel Santini, editor da Agência de Notícias da Ong Repórter Brasil, durante o programa Visão Trabalhista em Debate que tratou do “Combate ao Trabalho Escravo no Brasil”.

Santini explicou que o combate ao trabalho escravo não se resume a repreensão e as operações de flagrante, mas também pela prevenção, que pode se dar com o conhecimento e conscientização e dos trabalhadores sobre seus direitos trabalhistas.

O editor explicou que o artigo 149 da Constituição federal apresenta quatro condutas especificas que podem caracterizar o trabalho escravo. São elas: trabalho forçado, jornada exaustiva, situações degradantes de trabalho e restrição por locomoção. Para ele essa última é a pior forma. “Isso é muito perverso, porque a pessoa trabalha para pagar a dívida, mas acaba se endividando ainda mais e não consegue largar o emprego”, explica.

No programa, Santini também apontou casos de trabalho escravo no Brasil, como o do fornecedor da marca Zara e falou sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 438/2011, que propõe o confisco de propriedades em que são encontradas a exploração de mão de obra análoga à escravidão. Ela define ainda que as propriedades confiscadas serão destinadas ao assentamento de famílias como parte do programa de reforma agrária.

Saiba mais sobre o entrevistado: Daniel Santini é editor da Agência de Notícias da Organização Não Governamental Repórter Brasil. Com mais de dez anos de experiência em jornalismo e passagem por algumas das principais redações do país. Tem tido seu trabalho focado principalmente na cobertura de questões que envolvem Direitos Humanos e preservação do meio ambiente.

Produção do Sindicato – O programa Visão Trabalhista é produzido pelo Sindicato, apresentado pelo jornalista Eduardo Cordeiro, gravado, veiculado na TV Osasco, no canal 6 da Net, e disponível no site e no canal doyoutube da nossa entidade. Tratando de vários outros assuntos, o programa é mais uma ferramenta utilizada pelo Sindicato para informar, esclarecer e formar os trabalhadores e sociedade.

Assista ao programa na integra e saiba mais sobre o Trabalho