“Travessia” apresenta depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas atingidas pelo golpe de 64

Por Auris Sousa | 30 abr 2014

Para aproveitar o feriado prolongado, que tal conhecer um pouco mais a história do nosso país? Para ajudar nesta tarefa, o Sindicato indica o documentário “Travessia”, dirigido por João Batista de Andrade.

Travessia é um documentário baseado em depoimentos de vida sob a ditadura militar

O filme mostra a verdadeira travessia de alguns personagens que tiveram participação expressiva no período militar, seja a favor ou contra. Em formato de entrevistas, eles contam como o golpe afetou a vida de cada um, como viveram o fim da ditadura e o que pensam do Brasil de agora.

Além de declarações marcantes, o documentário também é rico em imagens da época, o que oferece ao telespectador um painel rico de informações.

Pontos específicos – Em resumo, “Travessia” aborda o contexto político e histórico do país antes do golpe. Traz depoimentos de ativistas e intelectuais que contam as mudanças provocadas em suas vidas. Mostra a atuação do movimento estudantil, a divisão das esquerdas e o AI-5. Aponta depoimentos de pessoas comuns sobre o período, que relatam o que sabem desse passado e o pensam sobre ele. Por fim, aborda a vida dos exilados que voltaram ao Brasil.

Entre os depoimentos estão o de Almino Afonso (foi ministro do Trabalho no governo João Gourlar); Clara Charf (militante política e viúva de Carlos Marighela); Carlos Lyra (cantor e compositor); Jean-Claude Bernardet (historiados); Mara Paula Caetano (Organizadora da Marcha da Família).

Quem é João Batista de Andrade? Andrade é escritor, roteirista, cineasta e ex-Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Doutor em Comunicações pela Universidade de São Paulo, nasceu em Ituiutaba, em Minas Gerais, em 01/dezembro/1939.

Clique aqui e assista ao documentário.