Visitantes conhecem metodologia de inclusão no SENAI de Itu

Por Auris Sousa | 22 set 2014

Os convidados do Espaço da Cidadania conheceram de perto na quarta-feira, 17, a metodologia de ensino do Senai de Itu específica para a capacitação profissional de pessoas com deficiência. Essa é mais uma amostra de que a inclusão é possível.

Ao todo, 62 visitantes percorreram a estrutura da escola, em que a inclusão já começa na sala de aula. Cerca de 1070 alunos estudam no local, desses 275 têm deficiência. O grupo também conheceu o reconhecimento que o Senai de Itu tem conquistado, por meio de prêmios nacionais de Inovação com projetos de Tecnologia Assistiva. Também receberam informações sobre o convênios de cooperação que a instituição tem com várias organizações internacionais.

[wppa type=”slide” album=”190″][/wppa]

Os visitantes também conheceram o campeão e a vice-campeã brasileira da Word Skills Tecnologia da informação, que são cegos. Assim como o fogão e a estante adaptados para pessoas com deficiência física, e puderam manusear o paquímetro para cegos e conhecer o projeto ignição segura.

“Em relação a última visita que fizemos em junho de 2010 a escola avançou muito em seu núcleo de impressão de figuras táteis e ampliadas e sistema braile para pessoas com deficiência visual”, lembrou o coordenador do Espaço, Carlos Aparício Clemente, que também é vice-presidente do Sindicato.

Crescem as matrículas no Senai – Segundo a consultora de inclusão Marta Gil, o Senai teve um salto de matrículas de alunos com deficiência em suas 90 escolas do Estado de São Paulo entre os anos 2005 a 2014. A informação foi passada durante o seminário Modificando Atitudes, que aconteceu no dia 15 de setembro no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. “Nos anos 2005 e 2006 foram 255 e 960 matrículas respectivamente. Já em 2013, 8.080 alunos foram matriculados e em 2014 há estimativa de 8.500 alunos até o momento”.

Informações mais detalhadas serão apresentadas no Encontro Anual do Espaço da Cidadania previsto para a 2ª quinzena de novembro.