Audiência no TRT avalia pauta de trabalhadores da manutenção da CPTM

Por Cristiane Alves | 05 jun 2014

A partir das 14h desta quinta-feira, 5, o TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) vai avaliar a greve dos trabalhadores da CAF/ Ctrens, situadas em Osasco. Os 250 trabalhadores das empresas que prestam serviço de manutenção às linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da CPTM estão em greve há uma semana.

Na pauta de reivindicações está a instituição de um plano de cargos e salários. Uma reivindicação que há mais de dois anos os trabalhadores aguardam que seja atendida, já que hoje há diversos casos de desvios de funções em que auxiliares executam tarefas de oficial de eletricistas fazendo trabalho de mecânico.

Os trabalhadores afirmam que isso compromete inclusive a qualidade dos serviços realizados. “A greve é por trabalho decente. Temos negociado com as empresas e buscado as melhores condições para os trabalhadores e isso, sem dúvidas, reflete no serviço que é entregue ao usuário da CPTM. E é isso que vamos reafirmar na audiência”, afirma o diretor do Sindicato, Marcos Roca.

A greve foi declarada após várias rodadas de negociações e diante da última proposta apresentada pelas empresas, no dia 29 de maio. A proposta rejeitada consiste em mudança dos atuais auxiliares para oficiais, sem que aja elevação salarial, o que é visto pelos trabalhadores, na prática, como precarização.