Press Releases

Famílias participam de ato na ocupação da Mecano neste sábado

Por Auris Sousa | 15 mar 2012

TAGS

As famílias dos 500 trabalhadores da Mecano Fabril, de Osasco, estarão na fábrica neste sábado, 17, para um ato ecumênico na fábrica em demonstração do impacto social que a desativação da empresa pode provocar na cidade e na região. O ato começa às 10h.

A fabricante de componentes para a indústria automobilística Mecano Fabril corre risco de ter suas portas fechadas pela falta de acordo entre o empresário que arrematou em leilão o terreno onde fica a fábrica e o proprietário da empresa.

A empresa é fornecedora exclusiva de alguns tipos de peças para montadoras como Fiat e GM. Por mês são produzidos 200 mil tuchos, que são peças utilizadas nos motores Fiat, por exemplo. A Mecano adota o processo Just In Time. Com isso, a empresa não resiste parada mais do que três dias, o que agrava a situação dos trabalhadores, caso haja qualquer interrupção na produção.

Foi todo esse quadro que motivou a ocupação, diante do mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz Manoel Barbosa, da 5ª Vara Cível de Osasco, e apresentado por dois oficiais de Justiça, na última sexta-feira, 9. “Era necessário que a Justiça levasse todo esse quadro em consideração, antes de expedir o mandado”, pondera o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Além disso, há trabalhadores que fizeram sua vida na empresa. “Agora, a nossa luta é para que não seja fechada uma empresa que está em plena produção colocando na rua 500 pais e mães de família, que têm, em média, 20 anos de empresa”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Monica Lourenço, que também é funcionária da Mecano.

A ordem de reintegração era para desocupar o prédio e dar posse ao novo proprietário: o Banco Econômico, com o qual o atual proprietário da Mecano, Walter Strobel, discute uma dívida há 15 anos na Justiça. O resultado de tal disputa judicial foi o encaminhamento do terreno de 50 mil m2 a leilão, realizado em 2009.

A posse do terreno arrematado vinha sendo reclamada desde então, até que na sexta-feira os oficiais chegaram à Mecano com o mandado em punho e acompanhados de advogados e seguranças do Banco Econômico.  O mandando de reintegração foi suspensa na tarde de sábado.

Serviço: Ato ecumênico na ocupação da Mecano Fabril
Data:
sábado (17/3)
Horário: 10h
Local: Av. Henri Ford, 673, em Presidente Altino, Osasco (próximo à rodovia Castelo Branco e a saída para a marginal Pinheiros)