Ilustradores falam sobre o papel dos cartoons na comunicação sindical

Por Auris Sousa | 02 ago 2016

O Sindicato vai promover no próximo sábado, 6, um bate papo sobre o papel dos cartoons na comunicação sindical com os ilustradores Rice Araújo e Valter Dionísio. A atividade acontece na sede da nossa entidade, a partir das 9h.

Você sabe o que cartoons? É uma narrativa humorística, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais ou revistas. Normalmente, retrata situações universais e atemporais, satirizando os costumes humanos. Assim como os textos e fotos, tem a missão de informar.

Na foto, Manual do Metalúrgico ilustrado por Glauco faz parte da exposição

Ocupação Glauco – Em seguida os participantes vão conferir um pouco do que for exposto no encontro na exposição “Ocupação Glauco”, em cartaz no Itaú Cultural. A mostra expõe diversas obras originais do cartunista Glauco Vilas Boas, entre elas duas das Convenções Coletivas do nosso Sindicato ilustrada pelo artista.

Glauco trabalhou como cartunista em nosso Sindicato de 1982 a 1984 e por diversas vezes deu humor às páginas do Visão Trabalhista. Tendo trabalhado também na Folha de São Paulo e outros periódicos, o cartunista se consagrou em todo o país graças aos seus traços inteligentes, sarcásticos e políticos.

A perda de um talento – Glauco tinha 53 anos e seu filho, Raoni Villas Boas, tinha 25, quando foram mortos a tiros em sua casa, em Osasco. Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, foi acusado de cometer o duplo homicídio, mas não foi julgado porque a Justiça o considerou inimputável, ou seja, incapaz de perceber a gravidade de seus atos. Anos mais tarde, foi preso por matar duas outras pessoas e neste ano, em abril, foi morto por um outro durante uma briga num presidio de Goiás.

Inscrição – Interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (11) 3651-7200, no ramal 7214.