Marco dos 20 anos do Espaço da Cidadania mostra que inclusão é uma luta de todos

Por Auris Sousa | 26 fev 2021

Os 20 anos do Espaço da Cidadania foi comemorado nesta quinta-feira com a participação de pessoas que contribuíram com estas duas décadas na luta pela inclusão. A celebração aconteceu na sede do Sindicato, após o lançamento da 15ª Pesquisa Lei de Cotas, que mostrou a presença de trabalhadores com deficiências nas metalúrgicas de Osasco e Região.

Um brinde encerrou a celebração online dos 20 anos de luta do Espaço da Cidadania pela inclusão

A celebração foi presencial, respeitando protocolo sanitário contra o covid-19, e virtual pelo aplicativo Zoom, com transmissão pelo Facebook.

Um vídeo de um pouco mais de seis minutos resumiu a história do Espaço, que nasceu como uma ação do Sindicato e coordenada desde então pelo diretor Carlos Aparício Clemente. Ao longo dos anos, uma rede foi criada e tem ganhado vários parceiros que se dedicam para defender a inclusão em toda a sociedade.

Nesta rede, construiu-se um aprendizado baseado na troca de experiências, vivendo e convivendo com a diversidade de forma natural. Experiência que foi compartilhada por alguns dos parceiros que resgataram momentos importantes destes últimos 20 anos.

“Eu trabalho feliz. Ajudo os meus pais. Eu sou muito feliz”, resumiu Aurélio dos Santos Rodrigues, que trabalha há 14 anos na Cinpal.

Metalúrgicos com deficiência contam experiência no trabalho

E assim como ele, outros companheiros também relataram sua experiência no trabalho e a alegria de ser provedor do seu próprio sustento. “Todas as vozes são ouvidas. No Espaço da Cidadania as pessoas vêm em primeiro lugar”, resumiu Rafael Publio, da Santa Causa.

A Pesquisa

A pesquisa mostra que a inclusão é possível. Nas metalúrgicas de Osasco e Região, 85,5% das vagas existentes pela Lei de Cotas estavam preenchidas em 2020. No mesmo ano, 46,0% das empresas cumpriram 100% ou mais da legislação, com um detalhe: 1 a cada 5 empresas contratam acima do previsto na lei.

No entanto, o levantamento mostra que, em relação ao desemprego, nas metalúrgicas da região, os trabalhadores com deficiência foram os mais afetados.

Assista à íntegra do lançamento da Pesquisa e Comemoração dos 20 anos do Espaço da Cidadania