FIQUE SÓCIO!

Press Releases
COMPARTILHAR

Metalúrgicos discutem combate ao assédio moral

Por Auris Sousa | 16 jun 2015

A 36ª edição do Ciclo de Debates do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região começa quinta-feira, 18, com a discussão sobre assédio moral no trabalho. Margarida Barreto, especialista em Medicina do Trabalho e responsável pelo blog especializado no tema, é a convidada para explicar o conceito de assédio moral e as formas de se defender do agressor e também perante a Justiça. O debate acontece na Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, em Taboão da Serra, às 18h.

O assédio moral é uma das principais preocupações entre os trabalhadores. Trata-se de práticas repetitivas de humilhação que visam adotadas por um chefe em relação a um subordinado (assédio moral vertical descendente) ou entre companheiros de trabalho. O objetivo é desestabilizar o trabalhador (assédio moral horizontal), e ainda, de um grupo de subordinados contra o chefe (assédio moral vertical ascendente).

De acordo com o TRT-2ª Região, em 2012 foram abertas 4.034 ações envolvendo assédio moral na região de Osasco, envolvendo diversas categorias. Por isso a importância de discutir o assunto.

Também estará em debate no Ciclo “Fiscalização Trabalhistas”, a ideia é mostrar aos trabalhadores os seus direitos, e abordar os dilemas existentes hoje sobre este assunto. Para isso, a categoria contará com a presença de Fernanda Giannasi.

Hepatite Na data, o Sindicato também vai iniciar uma campanha contra  a hepatite, e convidar os metalúrgicos a realizarem o teste no dia 17 de julho, na sede do Sindicato, durante último encontro do Ciclo de Debates.

Calendário Além do debate em Taboão, haverá também encontros em Cotia, Barueri e Osasco, cada um com um tema diferente. O Ciclo é aberto aos interessados, que devem se inscrever pelo (11) 3651-7200 (r. 7214).

Programação 36º Ciclo de Debates

Data Tema Local
18/6 – Como Prevenir e Identificar o Assédio Moral

– Qual fiscalização trabalhista temos direito

Taboão da Serra
25/6 – Direitos do trabalhador frente ao acidente e doenças relacionadas ao trabalho

– CIPA, CIPapel e a prevenção de acidentes

Cotia
2/7 – Exames médicos, laudos e perícias: o direito à informação ao trabalhador

– A importância de garantir a proteção das máquinas (NR-12) para prevenir acidentes

Barueri
17/7 – CIPA, CIPapel e a prevenção de acidentes

-Mudanças na Previdência Social e os ataques aos direitos dos trabalhadores

Osasco

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07