Mulheres Sindmetal

Por Mamuths | 01 fev 2018

Mulheres Sindmetal

A luta por igualdade de oportunidade resume a existência do Mulheres Sindmetal. Isto porque o coletivo foi criado durante a Campanha Salarial de 2007 (com slogan Tô de Olho), quando um número expressivo de metalúrgicas participaram dos seminários e se mobilizaram para que novos direitos fossem incorporados à Convenção Coletiva da Categoria. Desde então, passou a ser um instrumento de organização das mulheres, que se uniram para superar as exclusões vividas diariamente em um setor predominantemente masculino. As batalhas do Mulheres Sindmetal são variadas, vão desde a luta por igualdade de oportunidade e remuneração no mercado de trabalho, que ainda precisa ser vencida, até questões voltadas às políticas na área de saúde, educação, não violência contra mulher, participação e controle social.

A união destas mulheres, que hoje são 21, colaborou para a inclusão de diversas cláusulas na Convenção Coletiva que favorecem as trabalhadoras. As principais e dignas de respeitos são: a ampliação da licença maternidade para 180 dias, em algumas das convenções; estabilidade a gestantes; licença para trabalhadora adotante; licença em caso de aborto; amamentação; licença em caso de violência doméstica.

Outra grande conquista, que é fruto da organização das metalúrgicas, é a crescente participação feminina na diretoria do Sindicato, na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na organização no local de trabalho, como delegadas sindicais, como membros nas comissões de fábricas e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Como também nos seminários e manifestações organizados pela entidade.

Isto porque o coletivo luta pela superação das mulheres para que possamos exercer liberdade em uma vida plena, com direitos e respeito assegurados. Mas isso só é possível graças ao nosso comprometimento. E os resultados tendem a ser cada vez mais significativos à medida que mais companheiras se unirem ao grupo.

Encontros – Para traçar estratégias de igualdade e melhorias para as trabalhadoras, mensalmente nos reunimos no Sindicato. Nos encontros, refletimos e debatemos a situação das mulheres no setor metalúrgico, como também as ações para contribuir com os avanços para toda categoria.

Isto porque ainda temos muito o que fazer. A igualde de salário é o nosso maior desafio. A companheira que quiser colaborar será bem-vinda. Fique de olho no Visão Trabalhista e na agenda do site nas datas das reuniões e contribua com o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho e com uma sociedade mais justa e igualitária para homens e mulheres.

Mais informações sobre o coletivo na rua Erasmo Braga, 307, Presidente Altino, Osasco ou pelo telefone (11) 3651-7200 (7223) ou e-mail [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios Marcados com *