Centrais entregam pauta da classe trabalhadora a Lula

Por Auris Sousa | 14 abr 2022

A Pauta da Classe Trabalhadora já está nas mãos do Lula. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, 14, em encontro organizado pelas centrais sindicais na Casa de Portugal. Parte da diretoria do Sindicato presenciou a entrega do documento.

Lula é o primeiro pré-candidato à presidência a receber a Pauta, que também será entregue aos demais pré-candidatos.

Centrais entregam Pauta dos trabalhadores para Lula [Foto: Jaélcio Santana]

O documento foi aprovado na Conclat 2022 (Conferência da Classe Trabalhadora 2022), em 7 de abril. Ele contém propostas do movimento sindical para a “reconstrução do Brasil”. Entre elas, as feitas pelos diretores do Sindicato que, entre outros pontos, apresentaram propostas que visam fortalecer a luta por saúde e segurança no local de trabalho.

Lula elogiou a Pauta, comprometeu-se a estudar o documento e reunir a sociedade para construir um projeto de país. “No meu governo, teremos uma mesa permanente de negociação. O patrão vai falar, mas o trabalhador também terá voz”, destacou.

Atuação das centrais

Durante o encontro, Lula destacou a atuação das centrais sindicais, que teve e tem um papel importante nos programas importantes já criados no Brasil, como na Política de Valorização do Salário Mínimo, implantada no Brasil em 2004, mas que perdeu a validade em janeiro de 2019, no governo Bolsonaro.

Lula disse que graças às centrais sindicais, o Brasil provou que aumentar o salário mínimo aquece a economia, ajuda a criar empregos e não causa inflação.

Assista ao Encontro: