Gilberto Almazan

Cuidar da Saúde é Primordial!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 13 abr 2021

Quando menos se espera, a vida pode te surpreender. E, nem sempre, a mudança nos dá sinais: de repente, do nada, levamos uma rasteira e é preciso encarar uma nova realidade. Na madrugada do domingo de Páscoa fui forçado a desacelerar: infartei.

Diferente de tudo que a gente lê a respeito, a prática é mais complicada que a teoria. Eu senti um desconforto, mas jamais achei que era um infarto. Só que ele foi aumentando. Meu infarto, aliás, só não foi mais grave porque fui socorrido a tempo.  Cada minuto de demora significa muito quando se trata de um infarto. Também tive muita sorte de ter um leito disponível.

A experiência, claro, é desesperadora. Em nenhum momento eu perdi a consciência, então posso relatar com precisão tudo que vi e senti nestes últimos dias. E acreditem, companheiros e companheiras, os prontos-socorros estão lotados, as UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) também. Até mesmo nas redes privadas.

Tive muita sorte de ter sido atendido. Hoje, compartilho com vocês aquilo que, na verdade, já defendo há anos: o SUS é o nosso maior patrimônio. Logo, proteger ele e a nossa saúde são tarefas primordiais. Além disso, reforço que, independente da correria do dia-a-dia, precisamos reservar, sim, um momento para tratar da nossa saúde.

Hoje, estou em casa, mas acompanhando tudo que passa nas fábricas de Osasco e região. Como já disse antes: temos uma diretoria comprometida, que está em atuação pela nossa categoria. Voltar à ativa de fato será ótimo. Não gosto de ficar por muito tempo longe. Felizmente, tudo corre muito bem na minha recuperação e em breve nos encontraremos nas fábricas.