FIQUE SÓCIO!

Jorge Nazareno Rodrigues
COMPARTILHAR

Estou com vocês!

Por Jorge Nazareno Rodrigues - Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 26 mar 2021

TAGS

Despeço-me da presidência do Sindicato, mas não da luta da classe trabalhadora. Encerro mais uma gestão com o sentimento de ter contribuído, junto a diretoria e a categoria, para que a nossa entidade continue na vanguarda em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Ao longo dos anos, nos tornamos uma entidade que luta por tudo aquilo que impacta a vida da classe trabalhadora.

Assumimos e cumprimos o compromisso de sermos um Sindicato Cidadão. Num trabalho de equipe, atuamos em ações voltadas não somente para os interesses de uma categoria, mas de toda a classe trabalhadora e por pautas que vão além das portas de fábricas. Exemplo disso são as participações da diretoria em vários espaços de discussões, sobre os mais variados assuntos, como infância, saúde, previdência, inclusão de pessoas com deficiência, igualdade de gênero, e tantos outros.

Nos tornamos um Sindicato que contribui para projetar o protagonismo das mulheres no movimento sindical brasileiro e do mundo. As companheiras Monica Veloso e Gleides Sodré são exemplos de uma forte representação feminina. Também somos um Sindicato que tem contribuído com a equidade financeira, ao fortalecer o cooperativismo de crédito, por meio do Sicoob CredMetal. Ainda nos orgulhamos de ser uma entidade referência nas lutas por saúde e segurança e pela inclusão das pessoas com deficiência, graças a garra e empenho do companheiro Carlos Aparício Clemente, que nos ensina e inspira diariamente.

Foi uma grande honra desfrutar da experiência de todos que passaram por este Sindicato nas gestões do Cláudio Magrão, do Conrado Del Papa (em memória), do José Ibrahim (em memória), do Antônio Toschi, do Henos Amorina (em memória). E também daqueles que com sua oposição e crítica construtiva à direção ajudaram a fortalecer ainda mais o nosso Sindicato, entre eles, destaco José Pedro, Stanislaw Zermeta, Emídio de Sousa, Valmir Prascidelli, dentre outros.

A participação e a troca de experiências com grandes companheiros e companheiras da Federação, das centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos me inspiraram a contribuir cada vez mais. Uma das principais missões de quem assume a presidência do Sindicato é, sem sombra de dúvida, atuar como representante dos metalúrgicos e metalúrgicas, como trabalhadores, trabalhadoras, cidadãos e cidadãs. Aliás, esta importante função não é somente do presidente, mas de toda diretoria, assessoria, funcionários e prestadores de serviços (advogados, técnicos, médicos e jornalistas) e todos que compõem essa entidade.

Para os companheiros e companheiras das fábricas, agradeço por fazerem parte deste Sindicato. São vocês que nos dão representatividade, voz, orientação na caminhada. Esta é uma despedida apenas da presidência, eu continuo fazendo parte desta diretoria. No entanto, os meus esforços estarão voltados para o cooperativismo de crédito, mas estarei participativo nos assuntos que eu puder contribuir. Nosso contato e companheirismo permanecem!

Certamente, desafios e barreiras, já conhecidos ou não, surgirão no caminho desta diretoria que hoje inicia uma nova gestão (2021/2025), comandada por Gilberto Almazan. Mas com a força e a união da categoria será possível superar os obstáculos, propor soluções e conquistar. Que venham muitas vitórias!

Mais de Jorge Nazareno Rodrigues

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #04