Gilberto Almazan

Insuficientes!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 24 mar 2022

O Governo Federal anunciou na quinta-feira, 17, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também do saque de até R$1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Trata-se de um novo pacote de estímulo à economia. A receita do bolo é a mesma que não evitou de a gente chegar aonde estamos. O dinheiro, é verdade, vai entrar na conta dos brasileiros. Mas estas medidas são insuficientes para o tamanho do prejuízo que temos. Apesar de o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ter mostrada na última semana, por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que houve queda no número de desempregados, o número de brasileiros em trabalhos precários aumentou e o rendimento dos trabalhadores caiu 9,7% em um ano, chegando a média de R$ 2.489. Para piorar, na quarta, 16, o Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) pela nona vez consecutiva, para 11,75%. Com isso, o endividamento das famílias que já estava em alta, deve crescer ainda mais. O Governo precisa dar respostas rápidas e eficazes para minimizar o impacto da crise econômica na vida dos brasileiros. A população precisa de empregos, com carteira assinada e com direitos garantido. Para isso, precisamos de aumento em investimentos, seja ele público ou privado. Qualquer coisa menos que isso, será ineficiente.

O segundo ponto é revisar a reforma trabalhista. Isto porque ela facilitou o aumento da informalidade, que tem impacto grande na renda. Vamos juntos lutar por investimentos de qualidade que ofereça à população trabalho decente, renda e estabilidade