Gilberto Almazan

Juntos, contra a fome e a covid-19

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 25 maio 2021

Números que chocam. Os brasileiros enfrentam a alta taxa de desemprego e o drama de ter nosso país retornando ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas). Já são 14,5 milhões de famílias na miséria, num país de alta inflação, em que o valor da cesta básica chega a ser R$ 445,90.

Neste cenário, ações de solidariedade, como a nossa Campanha “Metalúrgicos contra a Fome”, dão esperança a difícil situação das famílias mais necessitadas. Com uma ampla rede de apoio, composta por trabalhadores, empresas e entidades, já conseguimos distribuir mais de 5 toneladas de alimentos, que vão beneficiar centenas de moradores de Osasco e Região. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos.

Mas precisamos de mais. Precisamos de políticas eficazes que mantenham os empregos e fortaleçam as empresas. Também é urgente o auxílio emergencial de R$ 600 para minimizar, ainda que em parte, os prejuízos da pandemia na mesa dos mais vulneráveis.

E, claro, precisamos de vacina. Pouco mais de um ano do início da pandemia, o país já tem mais de 449 mil vidas perdidas. Na nossa categoria, são 20 na região. Temo que este número pode ser ainda maior. Enquanto isso, algumas autoridades ainda se recusam a reconhecer que travamos duas guerras injustas, invisíveis: a fome e a covid.

Por isso este Sindicato não cansa de cobrar prevenção, de fomentar a solidariedade e de apoiar as centrais, que têm travado uma forte batalha em nome da vida, do emprego e da renda dos brasileiros. Por isso que “comida no prato e vacina no braço”, também são nossas bandeiras de lutas. Juntos, contra a fome e covid-19, buscamos um país melhor.