Claudio Magrão

Muito além das Máscaras!

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 22 jun 2021

TAGS

A estupidez com que o atual governo tem tratado desde o início a questão da pandemia e todas as suas consequências é, no mínimo, de uma crueldade sem limites. Na absoluta contramão de tudo o que a ciência propôs e tem provado pelo mundo afora, o Presidente do país e seus seguidores insistem em manter uma postura ignorante frente aos enormes desafios que o país enfrenta e, pior, negando a existência de tais problemas através de mentiras e atos insanos que tentam passar a imagem de que estamos vencendo a luta contra o Covid-19.

Definitivamente essa imagem é falsa. Ao chegarmos a desoladora marca de 500 mil mortes causadas pelo vírus, ainda contabilizamos um patamar de mais de 2000 vidas perdidas por dia, crise no sistema de saúde, um ritmo lento de vacinação e, tudo isso, recheado por uma desesperadora política governamental de cinismo e negacionismo diante das coisas mais básicas no combate ao Covid, tais como uso de máscara e o distanciamento social.

O impacto direto da doença nas questões econômicas também tem sido combatido pelo governo de forma desastrosa. Os níveis de desemprego e miserabilidade nunca foram tão altos no Brasil. Os que estão no Poder comemoram o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) aos níveis pré-pandemia mas, claro, se esquecem de assumir que nunca a concentração de renda e o enriquecimento de poucos foi tão forte, deixando praticamente a metade da população economicamente ativa do país à margem da formalidade (salve-se quem puder) ou dependendo de auxílios emergenciais que não garantem dignidade a ninguém.

O cansaço social diante disso tudo é a triste e “natural” realidade que vivemos e é evidente que se omitir ou ignorar a realidade é tão cruel ou criminoso quanto agir como aqueles que a criaram. Os movimentos sociais contrários à insanidade governamental começam a ensaiar com sucesso uma reação popular necessária indo às ruas e manifestando a insatisfação com a calamidade criada por este governo e esta parece ser a única forma possível de colocarmos novamente o país em um rumo certo. Não é mais possível esperar, negar ou se calar. Denunciar e criminalizar a ação governamental é obrigação de qualquer pessoa sensata e que preza pela vida!