Claudio Magrão

Vacina Já e para Todos!

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 13 abr 2021

Desde o final de 2019 o mundo foi pego de maneira muito rápida pelo Vírus da COVID-19. O que parecia em suas primeiras aparições algo distante de todos nós, em pouquíssimo tempo transformou-se em uma Pandemia desconhecida e mortal. Identificada também rapidamente, a doença exigiu medidas urgentes e então passamos a viver uma “quarentena” que se impõe necessária até os dias de hoje e, ao que tudo indica, o chamado “isolamento social” e o uso público de máscaras ainda é o único remédio capaz e eficaz de combater mais adoecimentos e mais mortes.

No entanto, a ciência e a tecnologia foi capaz de, no mesmo espaço de tempo, desenvolver vacinas para combater este maldito vírus e é fascinante pensar por esse lado positivo da capacidade humana. Nunca na história da humanidade uma vacina foi desenvolvida em um espaço de tempo tão curto. Mas então nos deparamos com a pior das realidades: a negação da ciência, da gravidade do problema e da própria vacina.

Mais inaceitável ainda tem sido conviver desde o início com um Governo Central que, em nome de toda a negação possível, espalha o vírus pelo país de forma irresponsável, cínica e descaradamente insensível com as mais de 350 mil vidas perdidas para a doença.

A ciência desenvolveu vacinas, mas o governo federal achou melhor esperar para adquirir as mesmas para sua população. O resultado está aí para todos os brasileiros verem. Temos um sistema de saúde invejável comparado ao resto do mundo. Temos uma larga experiência em vacinações através do PNI (Programa Nacional de Imunização). Mas não temos vacinas para imunizar nossa população.

Meu tempo de vida já me permitiu tomar a primeira dose do imunizante e não vejo a hora de tomar a segunda dose para garantir ainda mais minha saúde e das demais pessoas com quem tenho algum contato. Continuo, claro, tomando e seguindo todas as recomendações da ciência em relação aos cuidados a serem tomados. Como todos nós, tenho perdido amigos e outras pessoas queridas assim como milhões de outros brasileiros.

Aos que ainda insistem em dizer que tudo isso é bobagem, que é uma “gripezinha” ou “invenção” desejo realmente que se cuidem. Por conta de tais pensamentos, o número de brasileiros mortos a cada dia bate recordes e já somos o país no mundo em que a pandemia mais faz vítimas.

Portanto, Vacina Sim! E Vacina Já para todos! Não tenho dúvidas de que esta será a única forma de controlarmos o vírus e suas consequências na economia.