Sindicato discute Amianto e Cipa em Ciclo de Debates

Por Auris Sousa | 05 jul 2013

Os males provocados pelo amianto e do trabalho do cipeiro na prevenção de acidentes foram os principais temas de debate na 34º edição do Ciclo de Debates, que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região na quinta-feira, 4. O tradicional evento sobre saúde e segurança realizado pela entidade contou com palestras de Fernanda Gianazzi, auditora do Ministério do Trabalho, e de João Scaboli, secretário de Saúde da Força Sindical.

Durante o evento, Fernanda apresentou dados que revelam que o Brasil ainda está muito longe de se tornar um país livre do amianto, a exemplo do Canadá. Pelo contrário, o país, em 2012, tinha 15,14% da produção mundial. Além disso, a auditora abordou os males provocados pela fibra, como o câncer de pulmão.

A participação de Fernanda também marcou sua despedida do Ministério, já que ela se aposenta da fiscalização, “mas não da militância”, como ela mesma fez questão de enfatizar.

Cipa – Scaboli tratou do trabalho da Cipa e dos desafios para que a comissão cumpra seu papel. Um deles é a mudança da NR5 (Norma Regulamentadora), que padroniza a ação do cipeiro. “Temos de preparar o cipeiro, melhorar a NR5 e ampliar o mandato”, defendeu.

Também participaram do evento o superintendente Regional do Trabalho de São Paulo, Luiz Antonio de Medeiros, e a presidenta do Fundacentro, Maria Amélia de Souza Reis, sindicalistas e metalúrgicos da região.