Sindicato e Cerest discutem ações de enfrentamento à Covid-19 nas fábricas

Por Auris Sousa | 12 mar 2021

Preocupado com o crescente número de casos e mortes por covid-19, o Sindicato se reuniu nesta quinta-feira, 11, com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Regional Osasco, para discutir ações de enfrentamento ao Covid-19 nas metalúrgicas de Osasco e Região. O encontro aconteceu no Cerest.

Representando toda diretoria da entidade, o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan, e os diretores João Batista e Edson Cogo, apresentaram suas preocupações devido ao avanço rápido do contágio na região. “Queremos pensar, em conjunto com o Cerest, medidas que possam frear o contágio nas fábricas e deixar os trabalhadores mais seguros”, explica Almazan.

Sindicato e Cerest querem reforçar ações de enfrentamento ao covid-19 nas fábricas da região [Foto: Arquivo Sidmetal]

Diante das preocupações dele, além do crescimento dos casos e mortes, está a falta de leitos e vagas nos Hospitais. Em Taboão da Serra, não existem mais leitos de UTI desde a semana passada. Segundo divulgações do próprio município, onze pessoas morrem enquanto aguardavam transferência.

“Desde o início da pandemia, alertamos as empresas e os trabalhadores para o risco de colapso no sistema de saúde. Todos devem colaborar para evitar um sofrimento ainda maior”, ressalta.

Aline coelho, médica do trabalho, Mirella Manzi, enfermeira, e Marcos Aurélio, coordenador, representaram o Cerest na reunião.

Cerest

O Cerest é um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde), cujo objetivo é atender as questões relativas à saúde dos trabalhadores. Foi criado pela Portaria 1.679, de 20 de setembro de 2002, que instituiu a Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), e inaugurado oficialmente no dia 16 de dezembro de 2004.

Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram.