Sindicato lamenta morte de Francisco (Boca), ex-diretor da entidade

Por Auris Sousa | 07 set 2021

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região comunica com pesar a morte nesta terça-feira, 7, de Francisco Leite de Oliveira, mais conhecido como Boca, ex-diretor da entidade. O companheiro entrou para a entidade em 1997, atuou em quatro mandatos e deixou a diretoria em 2013. Era metalúrgico da Delphi.

Boca estava internado há 17 dias para tratar uma pneumonia, mas nesta terça-feira, 7, não resistiu e morreu. O quadro clínico do companheiro era bem sensível porque também tratava de um câncer, e de lesões sérias adquiridas após contrair covid-19 em fevereiro desde ano, quando também sofreu dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral).

O companheiro será velado nesta quarta-feira, 8, das 7h às 9h no cemitério Alphacampus, em Jandira. O sepultamento será às 09h30.

Boca na Luta

Apesar de fortalecer a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores em toda base do Sindicato, Boca teve uma atuação mais expressiva nas fábricas de Cotia e Vargem Grande Paulista. Até hoje é lembrado por muitos trabalhadores destes municípios.

Boca fez parte da diretoria de 1997 a 2013

O ex-diretor do Sindicato Antonio Souza (Padre) foi um dos dirigentes que atuou por mais tempo ao lado de Boca, e o descreve como um ferrenho defensor dos trabalhadores. “Sempre foi muito presente na luta dos trabalhadores”, destaca Padre, que lembra uma das vitórias mais expressivas liderada por Boca.

“Uma das vitórias mais expressivas foi na Deplhi sobre a ação que o Sindicato ganhou referente insalubridade e periculosidade. A decisão culminou com a reforma da fábrica que trouxe melhores condições de trabalho, diminuição dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho”, relembra Padre.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), lamenta a morte do companheiro. “É uma triste perda, a categoria, a classe trabalhadora e o movimento sindical perdem um grande companheiro e militante. Deixo os meus pêsames aos familiares e amigos”, conclui.

Toda diretoria do Sindicato manifesta solidariedade aos amigos e familiares. Boca, presente!

Texto atualizado às 21h27 de 07/09/2021