Sindicato mobiliza trabalhadores contra acidente na Mineração Taboca

Por Auris Sousa | 21 ago 2013

Em nome da segurança no local e trabalho, o Sindicato mobilizou os trabalhadores da Mineração Taboca, em Pirapora do Bom Jesus, contra um acidente ocorrido em 17 de julho. O ato aconteceu na terça-feira, 20, isto porque o Sindicato só tomou conhecimento do caso um mês depois do acontecido.

O acidente vitimou o trabalhador Ricardo Ferreira da Silva, que sofreu mutilação do braço, provocada por uma máquina. Os trabalhadores estão sensibilizados com o companheiro e mostraram solidariedade durante a manifestação.

Protesto – No protesto, os diretores do Sindicato informaram aos companheiros que pediu à Gerencia Regional do Trabalho e Emprego fiscalização do acidente, para que seja verificado o motivo dele e cobrar da empresa providencias para que fatos como estes não voltem a se repetir.

O diretor do Sindicato Sertório Aparecido enfatizou que o Sindicato vai exigir que providencias sejam tomadas pela prevenção de acidentes. “Não podemos permitir que os trabalhadores corram riscos durante a jornada de trabalho. As empresas não podem se preocupar apenas com a produção, mas também com a saúde e segurança do trabalhador”, ressaltou.

Conscientização – Uma performance teatral, organizada pelo Sindicato, colaborou para marcar o ato. Nela, um trabalhador representando a morte leva marteladas da CIPA, referenciando a desaprovação do ocorrido.  “A performance também serviu para mostrarmos a importância de também valorizar o ser humano, preservando a integridade física e mental dos trabalhadores”, explicou o diretor do Sindicato Alex da Força.

Para recordar – A performance também é um resgate de uma antiga seção do Visão Trabalhista, chamada de “Martelo”. Nela, o Sindicato destacava o descaso de empresas com os direitos e saúde dos trabalhadores. Logo, martelava tudo aquilo que não agradava a categoria.