FIQUE SÓCIO!
Notícias
COMPARTILHAR

Veja o calendário do 13º de aposentados e pensionistas do INSS

Por Auris Sousa | 06 maio 2021

O adiantamento do 13º salário aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a ser pago junto com o pagamento deste mês. O abono terá duas parcelas. O decreto que regulamenta a antecipação foi publicado nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial da União.

A primeira parcela do 13º, que corresponde a 50% do valor que o beneficiário tem direito, será depositada de 25 de maio a 8 de junho. A segunda parcela, com cobrança de impostos, será paga de 24 de junho a 7 de julho. 

A medida vai injetar R$ 52,7 bilhões na economia [Foto: Agência Brasil]

A maioria dos aposentados e pensionistas vai receber 50% do valor do benefício em maio. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.

Quem ganha até um salário-mínimo terá a primeira parcela liberada no período de 25 de maio a 8 de junho, de acordo com o último número do benefício, desconsiderando o dígito.

Já os segurados com benefícios de valores acima do mínimo, receberão de 1º a 8 de junho. A segunda parcela do abono anual será liberada junto com a folha de junho – paga de 24 de junho a 7 de julho.

Leia também:

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #10

Tradutor - Translator -Un Traductor