Vitória judicial garante direitos e reajuste para metalúrgicos do Siamfesp

Por Auris Sousa | 02 jun 2021

Os metalúrgicos que trabalham em empresas filiadas ao Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo) já podem comemorar. Isto porque, no braço de ferro entre a intransigência do Sindicato Patronal e os direitos dos trabalhadores, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo foi para o lado mais justo e determinou reajuste de 1,83%, a ser pago a partir de novembro de 2017, aplicável retroativamente e demais reflexos, inclusive FGTS, INSS e GFIP.

Decisão vai beneficiar diversos trabalhadores de Osasco e região, como os que trabalham na Arim, Alulev, Crismoe, Jas e Laminação Pasqua

“O Sindicato e os trabalhadores saíram vitoriosos, já que o Grupo Patronal e muitas empresas procuradas pelo Sindicato não queriam avançar com as negociações”, comemorou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

O Tribunal ainda decidiu que, além da Convenção Coletiva, as empresas deverão conceder direitos específicos para os trabalhadores, com vigência até 31 de outubro de 2021 (leia abaixo).

O Tribunal também estabelece uma contribuição assistencial de 5% dos trabalhadores beneficiados pela decisão a ser utilizada na luta do Sindicato na manutenção dos serviços e negociação coletiva em favor da categoria.

Entenda

Diante da intransigência do Siamfesp, que se recusou a negociar nas últimas campanhas salariais até o fechamento de um acordo, a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, e seus filiados, foram obrigados a resolver a questão em dissídio coletivo. Ou seja, a ação que deixa a cargo da Justiça do Trabalho resolver o impasse.

No entanto, após muita espera, e articulação da Federação, junto do Sindicato e outras 52 entidades filiadas, o resultado saiu e beneficia os trabalhadores e trabalhadoras.

CASO A EMPRESA NÃO CUMPRA A DECISÃO DA JUSTIÇA, DENUNCIE AO SINDICATO PELO (11) 3651-7200 OU SINDZAP (11) 9 6078-0209